As 10 principais maneiras de impulsionar sua estratégia de conteúdo de marketing de comércio eletrônico.
As 10 principais maneiras de impulsionar sua estratégia de conteúdo de marketing de comércio eletrônico
Se você não está obtendo as vendas que acha que seus produtos ou serviços merecem, é hora de agir, pois o sucesso não vai cair apenas no seu colo. Graças à natureza altamente competitiva do setor de comércio eletrônico, as empresas precisam encontrar maneiras novas e atraentes de alcançar os clientes.
Um desses métodos é um plano de marketing de conteúdo , que permite sutilmente fazer com que seus leitores comprem seus produtos, resolvendo seus problemas e exibindo seu valor. Com o conteúdo certo sendo comercializado, metade do trabalho de incentivar uma decisão de compra já está feito.
O que é Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo pode ser uma maneira altamente eficaz de promover produtos e seu poder depende da criação de uma experiência positiva para seus clientes. O produto ou marca apresentado geralmente fica em segundo plano, com esse tipo de publicidade focando nas coisas com as quais seu público se importa.
Por exemplo, se você estivesse tentando construir seu próprio computador, provavelmente pesquisaria “ como construir um PC ” e encontraria um artigo de uma empresa que vende peças de computador. O artigo é útil e não vende nada abertamente, pois simplesmente informa quais etapas devem ser seguidas e fornece dicas úteis. Pode haver alguns links para seus produtos, mas não é agressivo ou intrusivo.
Você pode não fazer nenhuma compra com base na leitura do artigo, mas talvez da próxima vez que pesquisar no Google algo relacionado a computadores, reconheça o nome da empresa nos resultados da pesquisa e os visite. Você já vê a empresa como útil, então está mais inclinado a comprar com eles.
Por que devo usar o Marketing de Conteúdo?
Dona de empresa feminina vestindo um suéter marrom lendo estratégia de marketing de comércio eletrônico em seu telefone
O principal atrativo do marketing de conteúdo é o quão amigável ele é para o cliente. Você está essencialmente fornecendo um serviço gratuito para seus leitores. Isso faz você parecer confiável e confiável, levando a relacionamentos mais fortes com os clientes.
O marketing de conteúdo também melhora o SEO do seu comércio eletrônico, pois oferece a chance de classificar uma variedade de termos de pesquisa diferentes e aumenta a probabilidade de obter backlinks e obter autoridade de domínio. Essencialmente, o marketing de conteúdo é uma maneira orgânica de direcionar tráfego para seu site e causar uma boa impressão em seus clientes.
Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo
“ Então, como exatamente eu começo com a estratégia de marketing de conteúdo? ” ouvimos você perguntar.
Bem, como em todo marketing você precisa começar com um plano sólido e seguindo esses 10 passos, você terá o que precisa para criar o seu.
Primeiro Passo - Definir Metas
Antes de fazer qualquer coisa, você deve ter um objetivo em mente. Isso fará com que sua estratégia seja focada e deliberada. Pergunte a si mesmo: o que eu quero alcançar com meu marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo pode servir a muitos propósitos diferentes. Por exemplo, você pode usá-lo para gerar leads de mecanismos de pesquisa e direcionar tráfego para seu site. Ou talvez você queira se concentrar em criar uma experiência fantástica para o cliente que atraia novos visitantes e agregue valor aos clientes existentes. Ou você quer fazer conteúdo educacional e se estabelecer como uma fonte de autoridade?
Obviamente, você provavelmente gostaria de todas essas coisas, mas é importante ser específico. Seu conteúdo deve ter um propósito claro, pois isso não apenas ajudará você a medir o quão bem ele está funcionando, mas uma estratégia de conteúdo concentrada será muito mais impactante. Não se preocupe, pois você pode ter várias campanhas de marketing de conteúdo em execução ao mesmo tempo!
Certifique-se de que o objetivo do seu conteúdo esteja alinhado com o seu objetivo geral como empresa, o que significa que, se você está apenas começando e tentando expandir seus negócios, seu plano de conteúdo deve ser voltado para aumentar o tráfego, em primeiro lugar.
Etapa dois - conheça seu público-alvo
Agora que você sabe o que quer alcançar, a próxima pergunta é quem você quer alcançar? Identificar seu público-alvo ajudará você a criar um estilo de comunicação e ideias adequados para alcançar e ressoar com o público certo.
Se você está direcionando jovens adolescentes à procura de soluções de cuidados com a pele, seu conteúdo deve refletir isso, pois seu post de 5 dicas para se livrar da acne será muito mais relevante do que o conteúdo sobre rugas e cremes antienvelhecimento.
Ter um demográfico em mente afetará enormemente o tipo de conteúdo que você cria e estabelecerá uma conexão muito melhor com os clientes que o acharão relevante para suas necessidades.
A menos que você esteja visando um nicho de mercado muito específico, você deve tentar cobrir alguns dados demográficos diferentes, pois eles geralmente se sobrepõem. Ter uma variedade de conteúdo direcionado especificamente para 3-5 públicos diferentes permitirá que você crie mais conteúdo com maior regularidade sem sacrificar a precisão.
Mantendo a mesma analogia de cuidados com a pele, se você segmentar apenas adolescentes com problemas de acne, ficará sem conteúdo rapidamente. Ampliando seu público-alvo para pré-adolescentes, adolescentes, jovens adultos e 20 e poucos anos, você pode criar conteúdo abordando questões relacionadas a acne, doenças de pele, perda de cabelo, danos causados pelo sol, poluição e muito mais.
Terceiro Passo - Preste Atenção à Voz da Sua Marca
É vital pensar em como você deseja ser percebido online, pois o tom do seu conteúdo está relacionado à identidade geral da sua marca. Como você está se promovendo indiretamente, uma das melhores coisas que você pode fazer é ter uma voz de marca forte e consistente.
Dependendo do seu público-alvo, você pode ser conhecedor, divertido, empático, motivacional…. As opções são infinitas. Em alguns casos, no entanto, ir contra as tendências pode funcionar a seu favor, por exemplo, se muito do conteúdo de seus concorrentes parecer formal, talvez a introdução de um toque peculiar possa ser uma mudança refrescante de ritmo para o público.
Passo Quatro - Acompanhe Seu Progresso
Se o seu conteúdo não está surtindo o efeito desejado, você precisa estar ciente disso e alterá-lo. Não opere com base em suposições ou tropece no escuro. O marketing de comércio eletrônico tem a vantagem de ser completamente mensurável, facilitando o acompanhamento das métricas.
Aqueles que você pode medir incluem:
Impacto nos negócios - Como o conteúdo afetou seus negócios? Acompanhe coisas como tráfego do site, geração de leads e backlinks.
Ação do Público - Quando se trata do seu público, entenda como ele recebeu esse conteúdo. Eles baixaram? Eles seguiram algum link? Veja se houve alguma resposta nas redes sociais ou um aumento no volume de buscas. Use essas métricas para ver o que funciona para o seu público, o que não funciona e adapte de acordo.
Melhore as vendas - Como sua campanha afetou seus números de vendas? Você está vendo o retorno do seu investimento?
Prestar atenção ao impacto do seu conteúdo é fundamental para uma campanha de marketing eficaz, caso contrário, você não saberá se é necessário agir.
Etapa cinco - aproveite ao máximo seu conteúdo envolvente
Quando se trata de marketing de conteúdo, não é necessário gerar conteúdo novo toda vez, pois o trabalho que você já fez pode ser atualizado e reutilizado.
Makeover - Se você tem algum conteúdo valioso que atingiu as notas certas com seu público-alvo, construa-o. Com o passar do tempo, haverá mais a acrescentar a esse tópico. Além de atualizar com conteúdo mais relevante, você pode trazer recursos visuais como fotos, gifs, infográficos e vídeos para fazer o conteúdo antigo parecer novo.
Curadoria de conteúdo - Além de criar seu próprio conteúdo, você também pode selecionar conteúdo de outras fontes (com crédito, é claro). Uma maneira comum de fazer isso é compartilhar nas mídias sociais ou vincular vídeos de outras pessoas em postagens de blog, mas você deve sempre incluir um comentário dizendo por que acha que esse conteúdo é valioso.
Pergunte aos usuários - Se você tem uma base de clientes ativa com a qual interage regularmente, pode perguntar a eles que tipo de conteúdo eles gostariam de ver. Isso não apenas lhe dá ideias para novos conteúdos, mas você terá a aprovação garantida do público!
Divida seu conteúdo – Se você tem um tópico que tem muito terreno para cobrir, tente dividi-lo. Em vez de um post de 10.000 palavras, lance um post de 1.000 palavras a cada semana. Você também pode expandir seções de postagens em suas próprias postagens. Se você já escreveu uma lista de 1000 palavras sobre maneiras de perder peso que incluiu um segmento de 200 palavras sobre suplementos de fibra, você pode escrever um post mais longo sobre suplementos de fibra apenas expandindo um pouco o que você já escreveu.
Para saber mais, confira este recurso sobre redirecionamento de conteúdo para obter melhores resultados.
Passo Seis - Faça um Calendário de Conteúdo
Ser consistente com o lançamento de seu conteúdo garante que você permaneça relevante. Quanto mais regular e pontual for o seu conteúdo, melhor será a impressão que você causará no seu público-alvo. Ao fazer um calendário de conteúdo, ele irá mantê-lo organizado.
Aqui estão algumas dicas para ter em mente ao fazer seu calendário de conteúdo:
Com que frequência você deseja comercializar conteúdo? Isso dependerá do tamanho da sua empresa e de quanto tempo e recursos você pode dedicar à criação de conteúdo. A frequência com que você publica também varia dependendo de quais são seus objetivos. Se você deseja aumentar o tráfego orgânico, deve se concentrar em postar o máximo de conteúdo otimizado possível. Se sua intenção é aumentar o reconhecimento da marca, convém postar com menos frequência e se concentrar em diversificar seu conteúdo.
Identifique datas e eventos importantes. Se você estiver vendendo óleo de barba, por exemplo, datas como o dia dos pais e o Movember serão momentos importantes para o mercado e você deve planejar o conteúdo com antecedência para essas ocasiões.
Tente criar conteúdo serial. Uma boa premissa de série para blogs, vídeos ou podcasts facilitará a criação de conteúdo. Além disso, o público adora séries e continuará voltando para aquelas que ressoam com eles.
Continue tendo ideias fora das datas planejadas . É melhor ter muito conteúdo e não precisar dele do que precisar de conteúdo e não ter. Se você não puder publicar uma ideia no momento por qualquer motivo, deixe-a de lado para mais tarde. Uma pasta de ideias não utilizadas pode salvar vidas quando falta inspiração.
Passo Sete - Que tipo de conteúdo você criará?
Assim como você precisa conhecer seu público e seus objetivos, também precisa ter clareza sobre o tipo de conteúdo que deseja criar e comercializar. Em termos de formato, os dois tipos mais comuns de marketing de conteúdo são vídeos e postagens de blog, mas existem muitas variações que você pode fazer dentro desses formulários.
Postagens no blog
O formato de blog é o segundo tipo mais popular de marketing de conteúdo, com 86% das empresas a favor. Hoje em dia, muitos blogs de marketing gostam de produzir “listas”, e por boas razões também. Títulos com números recebem mais cliques e são o tipo mais popular de título, com 36% das pessoas preferindo títulos de lista a todos os outros.
Além disso, as listas são altamente compartilháveis e obtêm o dobro de compartilhamentos que outros formatos de postagem de blog. Parece que a natureza ordenada de dividir a informação em pedaços atrai nossos cérebros e a natureza digerível de uma lista a torna ideal na era da economia do tempo de atenção.
Seu blog é essencialmente uma lousa em branco, onde você pode produzir infinitos tipos de conteúdo baseado em texto, de conteúdo instrucional a notícias e questionários. Dependendo de seus objetivos e público, você também pode ajustar seu blog usando diferentes estilos de escrita, sejam eles conversacionais, irônicos ou um tom de especialista.
Vídeos
Sites como Youtube e Netflix, juntamente com transmissões ao vivo nas mídias sociais, consolidaram completamente o formato de vídeo como nossa maneira favorita de consumir conteúdo. A eficiência do marketing de vídeo parece refletir isso, pois 80% dos profissionais de marketing de vídeo relataram um aumento nas vendas diretamente relacionado ao conteúdo de vídeo.
Muito do conteúdo do blog também pode ser publicado em formato de vídeo, incluindo listas, instruções, entrevistas com especialistas, entretenimento e animações.
Marketing de influenciadores
Influenciadora feminina gravando no telefone com ring light
Outra maneira popular de alcançar novos públicos é pagar a um criador de conteúdo estabelecido para promover seu produto. Essa tática é especialmente tendência no momento, com personalidades de mídia social sendo cada vez mais usadas por grandes nomes do varejo.
Você pode pagar por conteúdo que integre seu produto ou um tópico relacionado, ou pode simplesmente pedir que promovam diretamente seu produto, seja fazendo um “pausa comercial” em um vídeo do YouTube ou mencionando você em uma postagem ou história do Instagram.
Como muitos influenciadores têm seguidores dedicados e seu público não achará chocante ou irritante quando comercializar seu produto. Além disso, muitos criadores de conteúdo on-line começam pequenos e criam conteúdo de lado, então, para muitos deles, os patrocínios de anúncios permitem que eles criem conteúdo em tempo integral, resultando em conteúdo melhor e mais regular para seus fãs, que apreciarão você por tornar isso possível.
Áudio
O conteúdo de áudio é outro formato que está de volta em grande estilo graças à popularidade dos podcasts. Como as pessoas gostam de ouvir conteúdo em seus carros ou enquanto caminham, ter seu próprio podcast ou aparecer nos podcasts de outras pessoas é uma boa maneira de alcançar um grupo demográfico que você poderia ter perdido.
Oitavo Passo - Analise a Concorrência
Como mencionamos anteriormente, você deve acompanhar suas métricas de desempenho, mas sua análise não para por aí. Você também deve estar ciente da estratégia de marketing de conteúdo de seus concorrentes e como ela está funcionando para eles.
Quando você criar tópicos, verifique os mecanismos de pesquisa para ver quanto conteúdo relacionado está disponível para sua base de público. Em seguida, tente criar conteúdo que dê um toque diferente ao assunto. Por exemplo, se você vir muitas postagens de blog de “dicas e truques”, vá mais longe e lance uma entrevista em vídeo com um especialista do setor.
Criar novas maneiras de apresentar conteúdo e superar a concorrência é uma maneira infalível de manter seu conteúdo atualizado e atraente. A internet está saturada de conteúdo, então ser capaz de se diferenciar terá um efeito poderoso em sua campanha de marketing.
Passo Nove - Quem está criando seu conteúdo
Claro, nada neste mundo vem de graça, então, ao criar uma estratégia de marketing de conteúdo, você precisará alocar funções e investir recursos nela. Se você não tem tempo para criar conteúdo sozinho, pode fazer o que muitos fazem e terceirizar.
As coisas que você precisa considerar ao tomar essa decisão incluem:
Criando Conteúdo – Faz mais sentido para você criá-lo ou você pode ser liberado do trabalho com ajuda especializada. O benefício dessa abordagem é uma nova voz, no entanto, a menos que sejam especializados, eles provavelmente não terão sua experiência no setor.
Verificando o conteúdo – Alguém precisa ser responsável por garantir uma voz e identidade de marca consistentes em todo o conteúdo. Alguém interno é obviamente a melhor escolha quando se trata de verificação de qualidade de conteúdo criado internamente ou externamente.
Quais ferramentas são usadas – software e ferramentas profissionais podem custar muito dinheiro, especialmente se você estiver fazendo vídeos. Você precisará considerar isso em seu orçamento de marketing e encontrar um equilíbrio em que possa criar conteúdo de qualidade com os recursos que possui.
Passo Dez - Fluxo de Trabalho
Por fim, para que seu plano de marketing de conteúdo funcione sem problemas, você precisa de um fluxo de trabalho bem planejado. Para ficar no topo de suas metas e calendário de conteúdo, sua equipe precisa funcionar como uma máquina bem lubrificada. Aqui está um exemplo de como seria um bom fluxo de trabalho para publicar postagens de blog:
Fixe o prazo. Seja realista com suas expectativas aqui, é melhor prometer menos e entregar mais. Faça algumas concessões na agenda para as coisas que dão errado.
Crie um esboço. Tenha uma ideia aproximada do que você quer do seu conteúdo. Este é o estágio do “grande quadro”.
Obter a aprovação. Verifique com os responsáveis se sua ideia de blog está de acordo com a estratégia geral.
Escreva o conteúdo.
Adicione recursos visuais. Depois de ter o texto, você pode escolher quais seções se beneficiariam de imagens ou vídeos.
Mande editá-lo. Peça para um editor verificar e fazer alterações.
Adicione toques finais.
Verifique como ele flui ao vivo. Verifique se o seu conteúdo é legível e se o formato é adequado para diferentes gadgets e plataformas.
Publique o conteúdo!
Não perca os benefícios do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma parte essencial de qualquer boa estratégia de marketing. No mundo on-line de hoje, a melhor maneira de alcançar as pessoas é fornecer informações e entretenimento relevantes aos interesses delas, em vez de tentar se promover diretamente para elas.
Na verdade, o marketing de conteúdo é mais barato que outros canais e gera três vezes mais leads do que o marketing de saída. Se você deseja atrair as pessoas e causar uma boa impressão da sua marca, uma estratégia de conteúdo sólida é o caminho a seguir. Use as etapas acima e veja por si mesmo como isso pode expandir seus negócios!