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O que é Active Campaign?.

5 de abril de 2022 | 0 Caio Vargas

O que é Active Campaign?.

O que é Active Campaign?

ActiveCampaign: o que é e tudo o que você precisa saber para começar!

A automação de marketing é um tema extremamente importante para todos que realizam estratégias digitais. Afinal, é a partir dela que você conseguirá disparar e-mails e se relacionar com seus leads, por exemplo. Para fazer tudo isso, um bom software é indispensável, como é o caso do Active Campaign.

A ferramenta é bastante robusta e permite às marcas interagirem de formas diversas com seus clientes, sendo importante para e-commerces e empresas físicas que realizam ações de Inbound Marketing, campanhas de e-mail marketing e outras ações de marketing digital. Quer entender melhor? Siga conosco!

O que é Active Campaign?
O Active Campaign é uma plataforma de Customer Experience Automation, ou seja, de automação em marketing focado na experiência do cliente. Por meio das suas diversas funções, a plataforma cria experiências otimizadas com os clientes da sua marca, permitindo automatizar centenas de processos internos de marketing, vendas e suportes.

Ao contrário de outras soluções mais complexas, o Active Campaign pode ser usado por empresas de todos os ramos, portes e segmentos, com acesso a centenas de automações pré-definidas que combinam automação de marketing, e-mail marketing, CRM e learn machine para segmentar e personalizar seus leads.

Como funciona e para que serve Active Campaign?
O Active Campaign funciona automatizando diferentes ações de marketing, inclusive o gerenciamento de leads e contatos. Separamos alguns dos principais recursos da ferramenta, para você compreender melhor seu funcionamento e pontos positivos.

Coleção personalizada de templates de e-mail
Uma lista com templates com excelente design certamente é um ponto atrativo em softwares de automação – e com o Active Campaign isso não é diferente. Você encontrará algumas dúzias de templates prontos, capazes de atender a vários propósitos.

Muitos, inclusive, foram projetados exclusivamente para a automação de e-mail, como produto de volta ao estoque e reengajar um cliente antigo. E também há opções de templates para newsletters semanais.

Caso, mesmo com as várias opções, você não curta nenhuma das ideias, poderá criar seu template do zero, a partir dos layouts simples oferecidos pela plataforma, com duas ou três colunas e um editor drag-and-drop. Inclusive, esse mesmo editor pode ser usado para alterar de maneira simples e rápida qualquer layout pronto, personalizando-o para a sua marca.

Testes A/B
Os testes A/B são fundamentais em qualquer estratégia de e-mail marketing – e com o Active Campaign é muito mais fácil configurar um teste assim. Você poderá testar diferentes combinações no campo assunto, detalhes do remetente e conteúdo de e-mail.

É possível criar até 5 versões para cada teste A/B e você poderá enviar cada versão para uma determinada porcentagem da lista ou permitir que a própria plataforma teste ambas primeiro e, então, envie apenas a com melhores resultados.


Teste de Spam
Garantir que um e-mail da sua empresa não cairá na caixa de spam é uma preocupação importante ao analisar os diferentes softwares de automação. O Active Campaign conta com uma verificação automática que permite testar os campos de assunto durante a configuração.

O teste de spam conta com uma notificação de Aprovação/Fracasso e assinala uma pontuação para cada campo de assunto, tornando mais simples visualizar quais e-mails têm mais chances de irem para a caixa de entrada dos destinatários.

Alta entregabilidade
Outro ponto positivo sempre muito citado por quem utiliza o Active Campaign é em relação a alta taxa de entregabilidade – um ponto crucial para os profissionais de marketing.

Mais de 100 automações prontas
Para facilitar o seu dia a dia, o Active Campaign conta com mais de 100 fluxos de automação prontos, como os básicos de boas-vindas e carrinho abandonado e opções específicas para setores imobiliário, de saúde etc.

Também é possível encontrar opções de automação integradas à apps como Facebook e Salesforce.

Se você quiser resultados ainda mais expressivos, pode utilizar as automações mais complexas disponíveis pela plataforma. Como configurar um e-mail automático de acompanhamento de assinantes que expressam interesse em determinados produtos do seu e-commerce, ou criar um e-mail automático para upsell de produtos e serviços relacionados aos comprados recentemente.

É claro que, se você desejar, também poderá criar seus fluxos de automação do zero, com vários gatilhos de automação para escolher – desde aberturas e cliques em links até carrinhos abandonados e compras online.

Outra vantagem é que o Active Campaign permite automatizar o tagueamento dentro dessas sequências, assim é mais fácil e eficaz cuidar da segmentação dos seus leads.

Mais de 300 integrações de marketing
Dificilmente, os profissionais de marketing usarão apenas uma ferramenta. Por isso, o Active Campaign oferece mais de 300 integrações, com mídias sociais, e-commerce, geração de leads, CRM e muito mais.

Criador de formulários
Um bom formulário é importante para conseguir atrair mais leads à sua base. Com o Active Campaign, você poderá personalizar modelos prontos de formulários de maneira simples e em poucos minutos.

Quais os preços?
Um dos pontos positivos do Active Campaign é que ele conta com diferentes planos, para atender a vários públicos e usuários – desde os mais básicos, com poucas contas a gerenciar, até as grandes agências.

O plano Lite, que é o mais básico, custa R$40 por mês. O plano Plus, que é o intermediário, custa R$185 por mês. O plano Professional custa R$455 por mês. E o plano Enterprise, que é o mais completo, custa R$965 por mês.

Mas esses valores são para empresas que possuem até 500 contatos. Conforme o número de contatos aumenta, os valores também passam a ser maiores por plano. Você pode conferir em detalhes os preços no site do Active Campaign. Abaixo separamos um pouco sobre as diferenças de cada plano.

Lite
Se a automação de marketing é o que você procura, o plano Lite já pode lhe ajudar. Com ele, você conseguirá: construir boletins informativos, ter acesso a diferentes modelos de e-mail marketing, importar contatos existentes, responder de forma automática, ter acesso a relatórios detalhados e fazer integrações com mídias sociais.

Porém, nesse plano, você não conseguirá sincronizar um banco de dados, poderá ter apenas 3 usuários de conta por vez e não terá acesso a nenhum recurso de automação de vendas e nem de classificação de leads, o que significa que é um plano pouco interessante para e-commerces e equipes de vendas.

Plus
Além dos recursos presentes no plano anterior, nesse você terá acesso a toda funcionalidade de vendas, com CRM incorporado, automação de vendas, classificação de clientes potencial, branding personalizado e até 25 usuários.

Esse é um bom plano inicial para e-commerces e para empresas de SaaS de médio e até de grande porte. Você terá acesso a tudo o que é preciso para criar trilhas e canais de vendas. Porém, você não poderá personalizar o domínio do seu servidor de e-mail.

Professional
Os novos recursos adicionados neste plano são mensagens do site e atribuição, além de até 50 contas de usuário.

Enterprise
Neste plano, você terá ainda mais funcionalidades, como: domínio de e-mail do seu servidor, capacidade de automatizar a descoberta dos perfis de mídias sociais dos seus leads, usuários ilimitados e SLA do tempo de atividade.

Active Campaign concorrentes: quais os principais?
O Active Campaign é concorrente direto de outros softwares de automação, como a RD Station, Hubspot, Mailchimp etc. Selecionamos os mais conhecidos para detalharmos abaixo.

RD Station
A RD Station é a plataforma de automação de marketing da Resultados Digitais, uma empresa brasileira e pioneira no nosso país no setor. A ferramenta já tem mais de 20 mil clientes.

Como é um software brasileiro, seu suporte é rápido e eficiente – e tudo o que você precisar estará em português. A ferramenta concentra, principalmente, soluções de automação de marketing e CRM, tanto voltadas para vendas como para relacionamento.

Contudo, um ponto negativo, é que a RD Station não tem um módulo exclusivo para e-commerce. Porém, você conseguirá realizar integrações com meios de pagamento e automatizar comunicações para a venda e pós-venda.

Algumas das funcionalidades da plataforma são: otimização em SEO, criação de landing page, estratégias para geração de leads, e-mail marketing, testes AB, fluxo de automação para nutrição de leads, gestão dos contatos, lead scoring, monitoramento de leads, elaboração de campanhas no Facebook direto pelo software, gestão das redes sociais, identificação dos canais de aquisição, integração com meios de pagamento e outros CRM e elaboração e análise de relatórios.

A ferramenta usa como base de funcionamento o funil de vendas, então você consegue programar ações para atração, consideração, conversão, relacionamento e análise.

Os planos variam com preços iniciais de R$19 até R$2099 por mês. Com o plano básico você conseguirá captar leads via landing pages e pop-ups e engajá-los com a segmentação, e-mail marketing e automação básica, além de ter acesso a análises do funil, otimização SEO com análise de palavras-chaves, gestão dos contatos e mais de 30 templates para criação de e-mails.

O plano Pro, além das funções básicas, também inclui a automação com ações condicionais, traqueamento de leads, lead scoring, testes ab (e-mail marketing e landing pages) e outras integrações, além de uma consultoria.

A opção mais completa inclui, ainda, relatórios personalizados com Business Intelligence e número ilimitado de usuários.

Quando comparamos RD Station e Active Campaign, vemos que a RD pode ser uma solução para pequenos e médios negócios, que não têm uma base de contato muito grande. Já a Active Campaign é mais robusta, com uma capacidade de automação maior, mais templates e outras funções adicionais que podem ser interessantes para agências e empresas maiores ou com necessidades mais específicas de automação.

Outra diferença é que na RD, você terá de fazer o tagueamento manual, enquanto na Active Campaign esse processo é automatizado. O lead scoring também funciona de maneira diferente.

Na RD, tanto materiais, quanto ações valem a mesma pontuação para diferentes tipos de personas. Na Active Campaign, há pontuações diferentes, permitindo uma qualificação mais precisa em diferentes tipos de perfis. 

A entregabilidade na Active Campaign também tende a ficar acima da média, evitando o risco dos seus e-mails irem parar no Spam.

Mailchimp
O Mailchimp, sem dúvida, é um dos mais antigos softwares de automação de marketing – e usado por muitas pequenas e médias empresas.

Com mais de 15 anos no mercado, o Mailchimp tem uma reputação sólida como uma ferramenta de e-mail fácil de usar e ideal para todos os tipos de negócios.

Os planos são divididos em 3 faixas, inclusive com uma opção gratuita, que permite ter até 2 mil assinantes e enviar a eles até 12 mil e-mails por mês. As opções pagas começam em 9 dólares, permitindo o disparo de alguns e-mails extras. 

Mas se você tem mais de 2 mil assinantes, o ideal é optar pelo próximo plano, que custa 25 dólares por mês. Com esse pacote básico, você já terá acesso a fluxos de automação, integrações com CRM, segmentação dos assinantes, relatórios analíticos mais detalhados, entre outros recursos.

A assinatura Pro custa 199 dólares mensais e você contará com adicionais como integrações de e-commerce, testes ab e recursos de automação integrados ao CRM.

Em geral, o Mailchimp é mais indicado para quem está começando a trabalhar com automação de marketing, principalmente graças ao seu grande atrativo que é o plano gratuito (com recursos extremamente básicos).

Já o Active Campaign é mais indicado para quem já tem um conhecimento em automação de marketing e deseja resultados ainda melhores. Por isso, ele conta com algumas funcionalidades que o Mailchimp não tem, como lead scoring dinâmico, integração simples com ferramentas de terceiros e mais recursos de CRM e de automação.

Hubspot
A Hubspot é uma das maiores empresas de marketing digital do mundo – e pioneira no Inbound Marketing. Sua plataforma é bem robusta e há planos variados, inclusive uma versão gratuita, com poucos recursos.

Basicamente, o software da Hubspot é dividido em 3 aspectos principais: CRM (mantendo o controle dos contatos da empresa), Marketing (incluindo campanhas de e-mail e recursos gerais de campanhas de inbound, como construtor de landing page, criação de post blogs etc.) e Hubspot Sales (permite que você faça ligações, acompanhe as negociações e a pontuação dos leads, entre outras ações de vendas).

Tanto Hubspot como Active Campaign tem funções parecidas. Porém, a diferença está no preço cobrado. A Hubspot oferece um excelente CRM gratuito, mas se você precisar de funções adicionais terá que pagar mais caro pelos planos oferecidos do que no Active Campaign.

Além disso, a automação de marketing apenas está disponível em planos mais caros da Hubspot, enquanto até mesmo as versões mais básicas da Active Campaign oferecem essa funcionalidade.